terça-feira, 14 de junho de 2022

 


QUANDO INTERROMPER MEU ANTIDEPRESSIVO?

Após a postagem anterior, sobre Benzodiazepínicos, várias pessoas me perguntaram: e o antidepressivo que eu uso, quando eu devo parar? 

Primeiro e fundamentalmente, nenhum antidepressivo deveria ser iniciado, manejado ou interrompido sem o SEGUIMENTO RIGOROSO DE UM MÉDICO.

Não se deve interromper um antidepressivo de forma abrupta, pois isso causaria o que conhecemos como “EFEITO REBOTE” em que os sintomas retornam em uma intensidade muito maior do que antes do início da medicação. 

O tratamento dos principais transtornos mentais (Transtornos de humor como a depressão e transtornos ansiosos), envolve, principalmente, medicamentos que controlam 3 NEUROTRANSMISSORES (** neurotransmissores são pequenas partículas que estimulam nosso cérebro a ter sensações como felicidade, recompensa, saciedade ou irritabilidade, medo, angústia e etc). 

São eles: NORADRENALINA, SEROTONINA E DOPAMINA.  

Quando se inicia o tratamento e se encontra a “dose alvo” da medicação (aquela em que o remédio começa a fazer efeito no seu organismo), o remédio deve continuar sendo tomado por NO MÍNIMO 6 MESES antes de se pensar em interromper. 

Ao longo desses 6 meses, o paciente deve “buscar esses neurotransmissores em outras fontes” para que, então, seja possível o DESMAME GRADUAL, SEGURO E ACOMPANHADO DE UM MÉDICO. 

E quais seriam as outras fontes de NORADRENALINA, SEROTONINA E DOPAMINA? 

Segue algumas questões fundamentais para o tratamento de transtornos mentais (para além da medicação):

1- Acompanhamento de PROFISSIONAL COM ESCUTA QUALIFICADA, como a psicoterapia (para identificar fatores que possam desencadear essa contínua desregulação de "neurotransmissores")

2- ATIVIDADES FÍSICAS (Após atividades físicas intensas o corpo produz uma enorme quantidade de DOPAMINA E SEROTONINA que produzem a sensação de prazer e recompensa)

3- ATIVIDADES PRAZEROSAS como esportes, artes, afeto com pessoas queridas 

4- REDE DE APOIO entre amigos e familiares


Curtiu o post? Curte, compartilha e segue @manoelvictorfs


Nenhum comentário:

Postar um comentário