domingo, 15 de dezembro de 2019

JALECO BRANCO NA PELE PRETA


Era fim da manhã no ambulatório de otorrinolaringologia de um hospital universitário qualquer. Não mais prontuários sob a mesa e a Staff, uma mulher de meia idade que ostentava um corpo esbelto, olhos claros e uma vasta cabeleira loura, papeava com o grupo de internos e residentes, cuja pele e o jaleco tinham quase a mesma cor.
Timidamente, da ralé de sua mais baixa posição na hierarquia médica, três graduandos pretos tinham nas mãos o papel que lhes atestaria presença e aguardavam ansiosos pelo carimbo e assinatura da Doutora.
_ A senhora viu que a redação do ENEM deste ano foi sobre deficiência auditiva? Perguntou uma das residentes louras.
Os olhos da Otorrinolaringologista brilharam e de entre seus lábios saíram palavras bonitas sobre o quanto era importante que agora dessem visibilidade a um problema que afeta tantas pessoas. Mas, ao fim da enunciação eufórica, seu semblante mudou de repente para algo quase decepcionado e falou inocentemente:
_ É... Mas agora entra todo mundo na universidade... Entre preto, entra índio, só não entra quem estuda!
A residente deu trela e o assunto continuou por mais algum tempo.
Os três graduandos, invisíveis em cantos distintos da sala, fitavam os sapatos brancos desejosos de assinatura e carimbo para fugir logo daquele lugar apertado. Mas as palavras continuava a chicotear sangrando em suas costas e massacrando a pouca estima que ainda sentiam por si mesmos. Que pena olharem para o chão, pois se vissem uns aos outros talvez teriam encontrado o mínimo de força.
Ainda fitava o chão, quando voltou pra casa o que tinha o privilégio de voltar caminhando. Enquanto seu sapato branco rastejava entre o tapete vermelho de flores de flamboyant, permitiu que uma lágrima lhe fugisse dos olhos. Apenas uma, as outras ficaram contidas e se tornaram ira. Jaleco branco na pele preta, choro baixo é luta!

Um comentário:

ver-sim disse...

E não é o contraste de cores que dá alegria à vida? Pena pra quem não sabe...

Postar um comentário